domingo, 11 de julho de 2010

Uma espécie de circo...



Passou uma semana de intenso trabalho de formação: aprendizagem de utilização de quadros interactivos multimédia(QIM).
Nada como os recursos multimédia na sala de aula! Os alunos são óptimos no manuseamento dos computadores. Especialmente nos jogos e msn. Saber aproveitar essas capacidades na sala de aula como apoio nO ENSINO/ aprendizagem é sem dúvida interessante para os alunos e importante na aprendizagem.
Caricato é o processo de aprendizagem para os Professores. Foi o que me aconteceu na semana passada.
Tínhamos 15h para, em moodle, rentabilizar a aprendizagem do QIM. No primeiro dia, a NET funcionou mal. O software que permitia aceder ao programa que viabiliza a utilização do Qim, não estava instalado nos computadores e , ao fazermo-lo nós, nem sempre a instalação se fazia de igual modo em todos os computadores.Das restantes 3 sessões, os formadores falaram de avaliação, de regras, de competências , de PIT e ...de paciência para executar, sem perder a calma, o muito que tínhamos para aprender!

Já lá vão acrescidas mais de 15h de trabalho individual e alguma coisa aprendi. Mas não é assim que se formam os professores, sem ter em conta que temos trabalho de exames nas escolas, relatórios, formação de turmas, reuniões de departamento. Tudo exigem sem ter em conta o trabalho real nas salas de aula. Esta falta de consideração pelo nosso trabalho reflecte o ambiente das salas de aula, o desrespeito dos Pais pela educação, dos filhos pela aprendizagem. Contudo reflecte bem a necessidade que o ME tem de mostrar, em show, o sucesso das escolas.

Em nada se compara a triste realidade.
Não há sucesso, Há má criação, falta de empenho, irresponsabilidade e muita hipocrisia(veja-se o escândalo dos CEF e das Novas Oportunidades!).

Este mês ganho menos 1,5%....

A CRISE é dolorosa para quem trabalha com alma! Com valores, competências, conteúdos e cultura!

Este país não tem vergonha de nada. A escumalha saiu à rua....

Nenhum comentário: